Clique aqui para ver os Releases
Clique nos anos abaixo para ver as Matérias Publicadas
[ 2010 ] [ 2009 ] [ 2008 ] [ 2007 ] [ 2006 ] [ 2005 ] [ 2004 ]
Matéria publicada em 10/2005
Voz sobre IP ganha novidades e fica ainda mais fácil de usar
Diário do Comércio de São Paulo
Por Barbara Oliveira
Com a popularização dos serviços de Voz sobre IP (VoIP) e a redução de custos que essa tecnologia proporciona, cresce o número de soluções em hardware e em software, tanto para o ambiente doméstico como para PABX de pequenas e médias empresas. E tais soluções começam a ficar mais simples e mais baratas.
Uma dessas soluções é o Skyvoice, da mineira Leucotron Telecom, que permite o uso do telefone em chamadas feitas via Skype, o programa que está deixando as operadoras de telecom de cabelos em pé. "O Skyvoice é uma forma de democratizar o uso do Skype em casa ou na empresa com um PABX, mas garantindo mobilidade e a privacidade porque a pessoa pode falar até pelo telefone sem fio, sem precisar usar o microfone ou ficar na frente do PC", destaca o diretor de Marketing da Leucotron, Antonio Cláudio Oliveira.
O Skyvoice nada mais é do que uma pequena caixa que de um lado dispõe de uma porta para USB e, do outro, uma saída RJ11 para a conexão do telefone. O cabo USB liga o Skyvoice ao PC e o fio do telefone fica na outra ponta. A partir daí, o usuário baixa um software (gratuito) do site www.skyvoice.com.br para importar a lista de contatos do Skype que está no computador e associa esses contatos a um código de dois ou três dígitos. São esses códigos (números simples como 22, 33 ou 333 etc.) que serão discados pelo usuário no telefone para efetuar a comunicação com as pessoas já cadastradas na sua lista do Skype.
"Isso facilita a comunicação para quem não tem muita intimidade com o computador e quer uma conversa mais privada, usando apenas o telefone." É claro que para que a conexão seja completada ambos os interlocutores devem ter o Skype ativado em seu computador.
A qualidade de voz é a mesma obtida com o programa de internet, ou seja, pode variar de acordo com a largura de banda e horário, já que em determinadas horas o uso da internet é intenso e pode haver um delay (atraso) na voz, eco ou falhas na comunicação. "Somos só um facilitador para quem já está acostumado a falar pela internet e não se importa muito com as imperfeições na comunicação."
O Skyvoice também permite conectar pessoas pelo SkypeOut –chamadas para o telefone de outra pessoa, mesmo que ela não esteja conectada na web. No caso de instalação do Skyvoice em pequenas empresas com PABX, basta que a central disponibilize um tronco para cada linha que será ocupada com a VoIP. Na própria Leucotron, que fala semanalmente com seus 300 revendedores, foram instaladas 12 linhas para a rede VoIP. O aparelho está à venda por R$ 216. O Skyvoice já começa a ser exportado para o México e também para empresas do Peru e dos Estados Unidos.
VOLTAR