NOTÍCIAS

Escolha o ano:

Matéria publicada em 02/2017

Troca de conhecimento dá resultado

Diário do Comércio

 

Na empresa de telecomunicações Leucotron, sediada em Santa Rita do Sapucaí, a troca de expertise com startups é tão positiva, que fica difícil responder quem aprendeu ou ensinou mais nessa troca. O head de Marketing e Inovação da empresa, Carlos Henrique Vilela, afirma que o movimento é espontâneo e que as startups acabam chegando na indústria e bagunçando, de uma forma muito positiva, a forma de enxergar o negócio. “A contribuição que esses empreendedores trazem não é algo muito concreto, que se possa comprovar com números. Mais do que qualquer outra coisa, eles trazem transformação de cultura, pois têm um modelo de negócio baseado em entender o problema real do mercado e desenvolver uma solução”, afirma.

O executivo afirma que a empresa tem feito um trabalho de pré-incubação de startups e, recentemente, fez um “estágio” no Seed, programa de aceleração de startups do Estado. Entre os aprendizados que a indústria coleciona dessa interação está o conceito de validação de produto e de pivotagem, que é quando o negócio abandona uma abordagem ou foco de forma estratégica. “Também temos aprendido muito sobre design thinking e sobre modelos de negócios mais eficazes. Um exemplo disso é a venda de software: a indústria está acostumada a vender licença, enquanto que as startups têm colhido bons resultados com o modelo de assinatura”, diz.

Por outro lado, ele também destaca que a indústria tem contribuído de forma significativa com as startups. A mentoria é um dos principais benefícios que os empreendedores podem encontrar na indústria, tendo em vista que os gestores que estão lá têm uma visão mais prática do mercado. Outra importante contribuição é a estrutura. Segundo o executivo, muitas indústrias do município já têm disponibilizado seu maquinário para a produção de protótipos desenvolvidos por startups.

A startup Spark Telecom, que desenvolve solução de vídeo analítico, é uma das empresas pré-incubadas na Leucotron. Localizada em Santa Rita do Sapucaí, ela tem apenas seis meses de operação mas já conquistou clientes importantes como as prefeituras de Conselheiro Lafaiete, na região Central do Estado, e de Valinhos, no interior de São Paulo. A solução desenvolvida pela startup possibilita a coleta de informações estratégicas por meio das imagens de câmeras.

Para ler essa notícia na fonte basta clicar aqui!

 

 

VOLTAR