VISÃO GERAL

1 - INTRODUÇÃO

Este Código de Ética pertence à Política de Integridade da Leucotron Tecnologia da Informação Ltda. e tem por objetivo estabelecer diretrizes, visando orientar seus colaboradores, terceiros e parceiros sobre como agir no dia a dia e em momentos de tomada de decisões difíceis e/ou relevantes, reduzindo riscos de interpretações subjetivas quanto aos aspectos morais e éticos que norteiam as ações da empresa.

O conteúdo deste Código de Ética está em conformidade com a Política da Qualidade da empresa. No Manual de Integração e no Manual da Qualidade estão apresentadas outras informações e diretrizes que complementam este Código de Ética.

No item 13 deste documento está apresentada a Ideologia da Empresa (Negócio, Visão, Missão, Valores e Política da Qualidade).

2 - PRINCÍPIOS BÁSICOS

É possível que este Código de Ética não aborde todas as situações que podem ocorrer na empresa e, nessas circunstâncias, os princípios básicos que deverão nortear todas as decisões são o Respeito, Honestidade e a Integridade.

Cada empresa tem suas peculiaridades a partir de sua atividade principal, porém o grande desafio ético é fazer com que o trabalho “enriqueça” o ser humano num sentido amplo, além do financeiro.

Desde sua fundação a Leucotron procura pautar sua atuação em princípios éticos, devidamente divulgados para os seus colaboradores de forma interna e outras partes interessadas através do site da empresa. Com este Código de Ética o que se pretende é ampliar e tornar ainda mais claro o que a empresa entende por princípios éticos.

3 - RELAÇÕES COM OS COLABORADORES

3.1 - Recrutamento e Seleção
Ao selecionar um candidato para desempenhar uma função, a Leucotron busca contratar o profissional que possa contribuir com os resultados, produtividade e inovação, com aderência aos valores da organização. Portanto, os seguintes cuidados deverão ser tomados no processo de seleção:

  • Seguir o que está estabelecido no documento Políticas de Recrutamento & Seleção e Contratação.
  • Incentivar a diversidade das contratações em relação a cor, raça, credo religioso, sexo, idade, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, não permitindo que nenhum tipo de preconceito interfira no processo de seleção.
  • Caso algum candidato seja indicado por colaboradores da empresa, parentes, amigos, autoridades, pessoas influentes, etc., isso não deverá gerar nenhum favorecimento ou prejuízo para os citados candidatos, que, somente se apresentarem as competências requisitadas, participarão do processo seletivo, em condições de igualdade com os demais participantes do processo.
  • Durante o processo de seleção deverá ser verificado se o perfil ético do candidato é adequado aos valores da empresa.

  • 3.2 - Relações Hierárquicas
    A Leucotron adota uma filosofia gerencial onde é dado espaço à participação dos colaboradores, através de suas ideias, opiniões e sugestões. Entretanto, é importante que se tenha claro que a empresa possui uma hierarquia definida em seu organograma, que deverá ser devidamente respeitada.

    Por outro lado, nas relações hierárquicas deverão prevalecer sempre as regras da boa educação e o respeito mútuo. Assim, em nenhuma hipótese a posição hierárquica deverá ser usada como pretexto para excessos ou arbitrariedades de qualquer tipo.

    3.3 - Sigilo e Confidencialidade
    a) Da empresa em relação ao colaborador: A empresa respeitará a vida privada das pessoas e, portanto, não utilizará recursos ilícitos ou antiéticos para monitorar as atividades dos colaboradores. Nos casos em que houver algum tipo de controle, isto será informado previamente.

    b) Do colaborador em relação à Leucotron: Todo trabalho realizado para a Leucotron pertence única e exclusivamente à mesma, portanto, todos os colaboradores estarão comprometidos com o sigilo e a confidencialidade dos mesmos, independentemente de terem sido explicitamente alertados sobre isso.

    Da mesma forma, os colaboradores deverão observar o sigilo e a confidencialidade de todo e qualquer assunto tratado em suas atividades na empresa e também em reuniões e em reuniões gerais.

    Os colaboradores em todos os relacionamentos com terceiros, deverão zelar pelo bom nome e imagem da Leucotron, quanto aos aspectos deste Código de Ética, assim como, aos seus produtos, serviços e relações comerciais.

    3.4 - Avaliação e Promoção
    A Leucotron possui uma política baseada na avaliação de performance que está definida em documento próprio e que obedece a regras claras. As eventuais promoções consideram a avaliação realizada, o caminho de carreira e as necessidades/ disponibilidades da empresa.

    É importante destacar que as condutas e decisões éticas dos colaboradores são devidamente consideradas.

    3.5 - Demissão
    As demissões relacionadas a desempenho ou disciplina são consideradas como fatos normais na vida de uma empresa, entretanto, o tratamento a ser dado a esses eventos será compatível com o que estabelece este Código de Ética, as políticas de RH da empresa e a legislação trabalhista.

    No caso da necessidade de redução de custos, sempre que possível, a empresa buscará soluções alternativas, que evitem demissões em grande escala.

    Caso a empresa conclua que as demissões são inevitáveis, alguns cuidados são importantes para que a responsabilidade social e ética da organização sirva de base nesse processo, de forma a minimizar os riscos de decisões injustas ou de favorecimentos. A avaliação de performance será um importante instrumento para essa decisão.

    Em todo caso de demissão, será dado um feedback pessoal e confidencial à pessoa, com o objetivo de caracterizar os seus acertos e desacertos e o colaborador deverá ser tratado com dignidade.

    4 - PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

    A Leucotron tem o compromisso de sempre cumprir os regulamentos aplicáveis em matéria de proteção de dados, especialmente as disposições contidas na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018), motivo pelo qual empregamos controles e processos internos para gerenciamento e proteção destes, de acordo com os padrões de boas práticas de governança corporativa do mercado, compatíveis com a natureza das atividades da instituição e com a complexidade de seus produtos e serviços.

    Dados pessoais são ativos que exigem proteção especial, uma vez que nossos clientes e parceiros de negócios confiam o tratamento de seus dados a nós, motivo pelo qual devemos assumir o papel de guardiões desses dados, utilizando-os com foco nos objetivos sociais inerentes do nosso negócio, de forma a melhorar a capacidade de gerar resultados. Assim, nos comprometemos à:

  • Proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural, através do tratamento adequado e lícito dos dados pessoais;
  • Assegurar a não utilização dos dados pessoais em prejuízo dos indivíduos e/ou das comunidades, inclusive em termos de autoestima, de prestígio e/ou condições econômico-financeiras.
  • Efetuar o tratamento de dados pessoais em observância às premissas da LGPD, em especial os princípios da finalidade, adequação, transparência, livre acesso, segurança, prevenção e não discriminação no tratamento dos dados.
  • Durante o processo de seleção deverá ser verificado se o perfil ético do candidato é adequado aos valores da empresa.

  • Dessa forma, os dados pessoais relacionados a clientes, colaboradores ou outros terceiros que se insiram no âmbito de aplicação da legislação relativa à proteção de dados, devem ser coletados, tratados e utilizados apenas se tal for legalmente permitido ou a pessoa em questão o autorizar.

    A utilização ética e responsável dos dados pessoais é dever de todos os colaboradores, em todos os níveis e áreas da organização, sendo que cada um é responsável pelo cumprimento das leis e normas previstas, inclusive por encorajar o seu cumprimento, de maneira a assegurar a proteção destes.

    Ainda, os colaboradores devem utilizar as informações classificadas como dados pessoais, e, portanto, confidenciais, exclusivamente para fins profissionais, estando permanentemente proibido o uso para benefício próprio ou de terceiros, descumprindo com a finalidade para qual estas informações foram recebidas, durante e após a vigência do contrato que estabelece o vínculo dos colaboradores.

    A orientação é que cada colaborador esteja sempre atento aos deveres contidos nas demais políticas e instruções internas e correlatas ao assunto à que todos os colaboradores estão sujeitos. Se ainda assim restar alguma dúvida, devem contatar o seu gestor imediato ou mesmo o Encarregado da instituição. Por fim, caso presencie ou tome conhecimento de atividades irregulares de tratamento de dados, deve reporte imediatamente.

    5 - RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

    As relações no ambiente de trabalho devem ser pautadas pela cortesia e pelo respeito. Deve haver colaboração para que predomine o espírito de equipe, a lealdade, a confiança, a conduta compatível com os valores da empresa e a busca por resultados.

    Nenhum tipo de assédio é aceito na Leucotron, tendo canal próprio para denúncias, assim como, formas de investigar de maneira justa e com consequências para aqueles que se envolvem nesse tipo comportamento. É garantido que todo colaborador se sinta à vontade para falar se testemunhar ou experimentar algum tipo de assédio, sem o risco de qualquer retaliação.

    Os gestores de pessoas devem agir como exemplo para os colaboradores de suas equipes. Suas ações assim devem constituir modelo de conduta para sua equipe e demais equipes da Leucotron.

    Não é admitido o uso do cargo para solicitar favores ou serviços pessoais a subordinados ou a terceiros.

    É fundamental reconhecer o mérito de cada um e propiciar igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional existentes, segundo as características, competências e contribuições de cada colaborador. Não é admitida nenhuma decisão que afete a carreira profissional de subordinados baseada apenas em relacionamento pessoal.

    6 - RELAÇÕES COM OS CLIENTES

    A Leucotron é uma empresa que possui filosofia de trabalho voltada para a satisfação dos clientes, o que deve refletir no respeito aos seus direitos e na busca por soluções que atendam aos seus interesses. Isso deve ser feito em consonância com os objetivos de desenvolvimento e rentabilidade da empresa.

    Em qualquer situação, o atendimento aos clientes deverá ser feito de forma educada e com cortesia e as informações devem ser transmitidas com clareza e honestidade. Além disso, o cliente sempre terá direito a uma resposta às suas solicitações, ainda que a resposta seja negativa. Essa resposta deverá ser dada de forma adequada e no prazo estipulado.

    Deve-se prometer somente o que houver condições de cumprir no prazo estipulado e, caso ocorra algum imprevisto, manter o cliente informado.

    Não será dado tratamento preferencial a quem quer que seja por interesse ou sentimento pessoal.

    7 - RELAÇÕES COM FORNECEDORES E PARCEIROS

    As relações da empresa com seus fornecedores e parceiros deverão ser pautadas pelo respeito e pela ética, e a escolha dos fornecedores deve sempre basear-se em critérios técnicos, profissionais, éticos e nas necessidades da empresa.

    O processo de compras, deverá ter como critério de escolha a relação custo-benefício, melhor preço, (não se limitando apenas ao menor preço) e qualidade. Além disso, obedecer a princípios rígidos de equidade e transparência, prevalecendo valores éticos e de integridade, a garantia dos direitos humanos, inclusive os das crianças e adolescentes, e o cumprimento das obrigações legais.

    Negócios com empresas de reputação duvidosa devem ser criteriosamente avaliados e evitados caso persista alguma dúvida.

    Os mesmos padrões de conduta devem ser aplicados no relacionamento com instituições financeiras das quais a empresa é cliente.

    8 - RELAÇÃO COM CONCORRENTES

    A relação com os concorrentes deverá se basear no respeito e na lealdade.

    Práticas de difamação, disseminação de inverdades, comentários pejorativos, maledicências, sabotagens, espionagem industrial, contratação de colaboradores de concorrentes para obtenção de informações privilegiadas ou outros atos ilícitos ou antiéticos não fazem parte, em nenhuma hipótese, das práticas adotadas pela Leucotron.

    9 - RELAÇÕES COM O SETOR PÚBLICO

    Nos relacionamentos com o setor público e com os seus administradores e colaboradores, a Leucotron observa os mais elevados padrões de honestidade e de integridade, evitando toda e qualquer conduta que possa ser classificada como imprópria, tais como, desrespeito, discriminação de qualquer tipo, práticas coercitivas, favorecimentos, etc..

    10 - RELACIONAMENTO COM O MEIO AMBIENTE

    A produção da Leucotron é limpa, ou seja, tanto o processo produtivo da empresa, quanto os seus produtos são não poluentes.

    A Leucotron atua de forma a cumprir os requisitos legais, e além disso, promover ações relacionadas aos cuidados e práticas relativas ao respeito ao meio ambiente, como coleta seletiva, descarte adequado, orientações a colaboradores e famílias. Na escolha de fornecedores e de matérias-primas a empresa dará preferência aos que não agridem a natureza em seu processo produtivo.

    11 - RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE – AÇÕES FILANTRÓPICAS

    Na medida do possível a empresa apoia as atividades e as entidades comunitárias e de cunho social da cidade de Santa Rita do Sapucaí – MG.

    A empresa também incentiva os seus colaboradores a contribuírem com a comunidade através do voluntariado e/ou de apoio financeiro.

    12 - PRÁTICAS COERCITIVAS À CORRUPÇÃO E PROPINA

    Na Leucotron a corrupção e o pagamento/recebimento de propina são considerados atividades moralmente condenáveis e que não fazem parte de nossas práticas empresariais.

    Nas vendas, a Leucotron não efetuará pagamento de propinas, comissões ou similares a compradores de outras empresas. Este procedimento deverá ser seguido, mesmo que resulte na perda da venda.

    Da mesma forma, os colaboradores da Leucotron não deverão aceitar, em nenhuma hipótese, que os fornecedores lhes paguem comissões ou gratificações de qualquer espécie.

    No caso de presentear alguém em nome da empresa, deverá ser tomado o cuidado de verificar se o mesmo não irá ferir a ética e/ou criar constrangimentos. Deverão ser adotados os mesmos cuidados no caso de presentes recebidos.

    13 - COMITÊ DE ÉTICA

    Cabe ao Comitê de Ética avaliar permanentemente a atualidade e pertinência deste Código, bem como determinar as ações necessárias para a divulgação e disseminação dos mais elevados padrões de conduta ética dentro e fora da empresa.

    Compete ainda, ao Comitê de Ética analisar os casos mais graves de violações deste Código e sanar as dúvidas de interpretação do texto.

    O Comitê de Ética será constituído pelos Diretores da Empresa e pelo(a) Coordenador(a) de RH.

    14 - IDEOLOGIA

    14.1 - Negócio: Soluções integradas e convergentes em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com foco no mercado empresarial, atuação globalizada e ênfase em confiabilidade, economia, agilidade e segurança.

    14.2 - Visão: Ser referência nos mercados em que atua no país, com atuação internacional e ser reconhecida por sua credibilidade, inovação e excelência empresarial.

    14.3 - Missão: Prover soluções inovadoras que contribuam para o sucesso de seus clientes e para o desenvolvimento tecnológico do país, com ética, responsabilidade social e ambiental.

    14.4 - Valores:

  • Resultados como combustível de crescimento;
  • Valorização do cliente;
  • Compromisso com o mundo à nossa volta;
  • Criatividade e inovação;
  • Agilidade, simplicidade e colaboração;
  • Respeito e honestidade em todas as situações;
  • Ousadia para pensar, propor e realizar;
  • Garra para fazer acontecer.

  • 14.5 - Política da Qualidade

    A Leucotron está comprometida em atender adequadamente seus clientes, buscando continuamente a melhoria de seus produtos, serviços e sistema de gestão da qualidade.