1 – INTRODUÇÃO
Resultados como combustível de crescimento; valorização do cliente; compromisso com o mundo à nossa volta; criatividade e inovação; agilidade, simplicidade e colaboração; respeito e honestidade em todas as situações; ousadia para pensar, propor e realizar; garra para fazer acontecer, formam o “
jeito de ser Leucotron”.
Esse “jeito de ser Leucotron”,
o seu propósito, a sua missão e a sua visão, são os alicerces da sua
Política de Integridade, que tem como objetivo, aprimorar e adequar os atuais mecanismos de gestão de riscos, governança, gestão de processos e
negócios.
Além disso, essa Política de Integridade, visa manter e fortalecer uma cultura de conformidade com as legislações relacionadas e aplicadas às suas operações e as demais políticas organizacionais existentes na Leucotron.
É importante destacar que, desde a sua criação, a Leucotron mantém e promove relações éticas com o governo, clientes, colaboradores, fornecedores, instituições e sociedade de maneira geral, por meio do seu
Código de Ética e respeito as leis.
É propósito da Leucotron que esta Política de Integridade tenha o efeito de inspirar e de sensibilizar colaboradores, revendas, indicadores de negócios, prestadores de serviços, fornecedores e demais partes interessadas a disseminar uma cultura de
repúdio à corrupção, de respeito à ética e à transparência, criando assim um ambiente empresarial e social correto e responsável.
2 – POLÍTICA DE ESG
A Política de ESG da Leucotron é composta por diretrizes ambientais, sociais e de governança e tem a finalidade de capacitar e sustentar a longo prazo os valores da empresa em um ambiente dinâmico e de constantes mudanças, gerenciando os riscos e as oportunidades associadas ao meio ambiente, sociedade e economia.
2.1 – Política Ambiental
Acreditamos na coexistência do progresso tecnológico com a preservação ambiental. Dessa forma, o investimento na gestão ambiental é uma constante em nosso DNA, mais do que um conjunto de ações, é a consciência da organização para uma vida melhor no futuro.
A Leucotron é uma empresa limpa, não agredindo o meio ambiente, ainda assim, mantemos ações e práticas para assegurar a contenção de possíveis riscos e promover segurança aos clientes, colaboradores e à comunidade.
Cumprimos práticas relacionadas a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei n° 12.305/10) e a Política Nacional do Meio Ambiente (lei n° 6.938/81 decreto 15 de setembro 2010), com atividades diretamente relacionadas em nosso
Procedimento de Gestão Ambiental (PGA). São parte integrante desse procedimento:
Política de Logística Reversa;
Estação de Tratamento de Efluentes (ETE);
Tratamento de Resíduos Líquidos (Precend);
Tratamento de Resíduos Sólidos;
Programa de Coleta Seletiva;
Análise de ruído externo;
Avaliação de amostragem em fontes estacionarias;
Análise de fumos metálicos
Essa Política Ambiental é parte integrante do nosso
Código de Ética, reforçando assim, a seriedade com que o tema é tratado na organização.
Treinamos colaboradores e fornecemos apoio para que as famílias estejam engajadas em ações de preservação e manutenção do meio ambiente, promovendo campanhas, divulgações, plantio de árvores, entendimento sobre coleta seletiva, campanhas para público, entre outras ações.
2.2 – Políticas Sociais e de Segurança do Trabalho
Desde sua fundação a Leucotron mantém o forte compromisso em promover um ambiente de trabalho saudável e que permita aos colaboradores terem qualidade de vida e conservarem um equilíbrio entre vida social e laboral.
A Leucotron mantém programas e atividades voltadas às áreas de Saúde e Segurança do Trabalho com o objetivo de promover saúde e bem-estar de seus colaboradores.
Cumprimos e mantemos aderentes aos programas relacionados ao controle médico e saúde ocupacional
(PCMSO - Programa de Controle médico e Saúde Ocupacional) e controle auditivo
(PCA - Programa de Controle Auditivo), ambos referentes a NR07.
Adotamos ainda, programas de ginástica laboral, palestras instrutivas e preventivas, realização de campanhas de vacinação e campanhas de conscientização para melhoria da qualidade de vida.
Em relação à Segurança do Trabalho cumprimos o programa relacionado à prevenção de riscos ambientais
(Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR) parte integrante da NR09.
Mantemos uma CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio e promovemos a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes, ambos referentes à NR05. Mantemos ainda, uma Brigada de Emergência treinada para atuar em situações de incêndios e primeiros socorros, de acordo com a NR23.
Em relação ao cuidado social e integração da diversidade, a Leucotron oferece e mantém o trabalho decente, que conforme a OIT é o “trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”.
Nossa equipe é formada por colaboradores contratados em processos seletivos profissionais, sem restrições, visando um ambiente livre de discriminação, que fomenta e valoriza o respeito e a igualdade de oportunidades. Nesse sentido, temos homens e mulheres nas mais variadas funções, inclusive cargos de gestão. Mantemos também em nosso quadro, pessoas com deficiência, além de promover a coexistência de várias gerações, em função do aumento da expectativa de vida.
Contratamos também jovens aprendizes e estagiários de cursos técnicos e de graduação, fornecendo a eles a capacitação necessária para uma possível efetivação ou mesmo uma ótima recolocação no mercado de trabalho.
É inadmissível na Leucotron situações internas que promovam ou contratem serviços com o risco de trabalho forçado ou obrigatório ou ainda, trabalho infantil. A fim de garantir uma avaliação adequada e inibir o risco de qualquer situação adversa, nossos processos são conduzidos pela equipe de Pessoas e Cultura em comitê com gestores das áreas contratantes. Nenhuma decisão é baseada em uma única opinião, e, muito menos sem processo seletivo com as etapas de avaliação adequadas, claro e transparente.
Fornecemos oportunidades de carreira com treinamentos e processos seletivos que contemplem os colaboradores; assim como, procuramos manter uma remuneração justa, aderente às práticas de mercado da nossa região e benefícios que promovam
maior tranquilidade para o colaborador e seus dependentes.
A Leucotron mantém mensalmente apoio financeiro à duas instituições de grande importância na cidade, já há muitos anos. Além disso, incentivamos os colaboradores a participarem de ações de solidariedade e apoio às mais diversas instituições e
campanhas da cidade, como Natal solidário, ajuda ao Hospital, Asilo, bem como, doação de nossas soluções para entidades beneficentes de Santa Rita do Sapucaí.
Aplicamos a política de diversidade inclusive nessas ações, muitas vezes, deixando a possibilidade de escolha sobre qual instituição apoiar para os próprios colaboradores, promovendo assim, a diversidade também nas ações para a comunidade.
Temos um programa de valorização e incentivo de colaboradores para a doação de sangue, mantendo um grupo sempre disposto à doação.
2.3 – Governança Corporativa
A Leucotron possui comitês e instâncias de governança com a função de fornecer todo o suporte, determinar as diretrizes e estabelecer os controles internos para garantir o cumprimento e o engajamento de todas as partes interessadas em seu programa de integridade.
Envidamos esforços para proporcionar ambiente de inclusão, adotando, em nossos procedimentos e políticas, atitudes que permitam o tratamento equânime dos colaboradores, independentemente de suas diferenças físicas, étnico-raciais ou de
gênero, em todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, promovendo um processo justo e democrático, com base nos requisitos para a vaga e oportunidades que possibilitem a participação da comunidade.
Buscamos promover a diversidade em nosso quadro geral de colaboradores e atuamos com base em nossos valores, normas e procedimentos, pesquisas de engajamento, de forma a propiciar um ambiente que estimule a troca de ideias, a participação, o respeito e uma boa convivência entre todos.
Essas ações fazem parte de nossa cultura e estão presentes em vários de nossos materiais de comunicação e procedimentos, como, Código de Ética, Nossos Valores, Política de Recrutamento e Seleção de Pessoas.
Na Leucotron procuramos manter um número equilibrado de colaboradores tanto do gênero feminino, quanto do masculino, em todas as instâncias, seja operação, gestão, estágio, comitê de integridade e, componentes do Conselho de Administração da
empresa.
3 – GESTÃO DE RISCOS
A Leucotron possuí estabelecido um
Plano de Contingência e Continuidade de Negócios (PCCN). Esse PCCN estabelece um conjunto de medidas preventivas, um
Plano de Administração de Crises (PAC) e um
Plano de Continuidade Operacional (PCO), bem como, ações de contingenciamento, referentes a sua estrutura física e ativos.
Esse PCCN está referenciado a norma ABNT NBR 22301 e segue as diretrizes do Sistema de Qualidade Leucotron da ISO 9001.
Além disso, a Leucotron possui uma matriz que identifica os possíveis riscos de integridade e um plano de ação preventivo e corretivo em todas as suas operações e relações com as partes interessadas.
4 – POLÍTICA DA QUALIDADE
Estamos comprometidos em atender adequadamente nossos clientes, buscando continuamente a melhoria de nossos produtos, serviços e sistema de gestão de qualidade.
Como resultado desse compromisso, fomos a primeira organização do Brasil no setor de telecomunicações a ser contemplada com a certificação NBR - ISO 9001, em setembro de 1995.
Temos consolidado uma
Política da Qualidade que abrange o desenvolvimento, industrialização, prestação de serviços e gestão da empresa, definindo todos os seus processos.
5 – POLÍTICA DE PRIVACIDADE E DADOS E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Entendemos a natureza privada da informação e temos como premissa a transparência, segurança e a confidencialidade no tratamento dos dados pessoais.
Adotamos uma
Política de Privacidade que estabelece os limites para a coleta de dados pessoais e de armazenamento, compartilhamento de dados, cookies e tecnologias de monitoramento, correção e reclamações.
Realizamos ações e adequações necessárias nos sistemas e processos utilizados na empresa em adequação a Lei Geral de Proteção de Dados (lei nº 13.709/18).
Estabelecemos em nosso Código de Ética, premissas e relações de privacidade entre nossos colaboradores e demais interessados. Damos destaque a ações como:
Procedimentos claros aplicados em gestão de pessoas;
Parcerias para uso de tecnologias que garantem a segurança para armazenamento de dados, e confiabilidade de processos, tendo grandes empresas como principais parceiros;
Processos seguros aplicados na gestão de clientes e parceiros;
Estratégias de conformidade com a LGPD através de constante treinamento aos colaboradores;
Seguimos as melhores Práticas de Codificação Segura OWASP para o desenvolvimento de nossos produtos e serviços.
6 – POLÍTICA DE MERCADO
6.1 – Clientes Públicos e Privados
Conforme estabelecido em nosso
Código de Ética, a Leucotron é uma empresa que possui uma filosofia de trabalho voltada para a satisfação e valorização dos clientes, portanto, isso reflete no respeito aos seus direitos e a busca por soluções que atendam aos seus interesses.
Esse relacionamento é pautado em conformidade com as regras gerais de mercado, pelo cumprimento de contratos e alinhados aos objetivos de desenvolvimento e rentabilidade da organização.
6.2 – Fornecedores
A Leucotron determina em seu
Código de Ética que as relações da empresa com seus fornecedores e parceiros deverão ser pautadas pelo respeito e pela ética, e a escolha dos fornecedores deve sempre basear-se em critérios técnicos, profissionais, éticos e nas necessidades da organização.
Além disso, promove que seus fornecedores, tenham conhecimento das regras, propostas, diretrizes e demais condutas desta Política de Integridade.
Os mesmos padrões de conduta devem ser aplicados no relacionamento com todas as organizações das quais a empresa é cliente.
6.3 – Concorrentes
A Leucotron constituiu em seu
Código de Ética que não tolera práticas de difamação, disseminação de inverdades, comentários pejorativos, maledicências, sabotagens, espionagem industrial e demais atos ilícitos ou antiéticos em sua relação com os concorrentes.
6.4 – Brindes, doações e hospitalidades
A Leucotron estabeleceu em seu
Código de Ética, em seu
Manual de Regulamentos e Integração e nas Diretrizes Gerais Para Viagens a Serviço da Empresa critérios objetivos e instâncias diferenciadas de aprovação quanto ao recebimento e concessão de brindes, doações e hospitalidades.
Os recebimentos e concessões, além dos estabelecidos nos documentos citados, devem ser aprovados pelo gestor de cada área, levando em consideração valores dentro da normalidade e hospitalidade das relações de mercado.
6.5 – Suborno e corrupção
A Leucotron repudia todas as práticas de suborno, corrupção, atos ilícitos, desvios, atos fraudulentos, propina ou quaisquer irregularidades desta natureza, que possam vir a ocorrer em suas operações e negócios. Entendemos que tais práticas ferem os
princípios, os valores e o “
jeito de ser Leucotron”.
Entendemos e colaboramos com o avanço das legislações brasileiras, referente ao tema, como a Lei Anticorrupção (12.846/13) e o Decreto 8.420/15, bem como, as diretrizes internacionais de combate a corrupção como a “Organização para Cooperação
Econômica e Desenvolvimento para o Combate da Corrupção de Autoridades Públicas Estrangeiras em Transações Comerciais Internacionais” (Convenção da OCDE) e da Convenção das Nações Unidas contra à Corrupção (UNCAC).
Além disso, temos definido em nosso
Código de Ética que tais práticas são atividades moralmente condenáveis e intoleráveis no ambiente de nossa organização.
No processo de integração passamos as informações e nossa política anticorrupção, assim como, periodicamente realizamos capacitação dos colaboradores sobre esse tema.
7 – RELACIONAMENTO COM O GOVERNO
A Leucotron cumpre todas as legislações Federais, Estaduais e Municipais quanto aos aspectos tributários e trabalhistas, pertinentes ao seu setor de atuação.
Os produtos de telecomunicações e as soluções desenvolvidas e comercializadas são certificados e homologados de acordo com a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97).
Além disso, conforme estabelecido em nosso
Código de Ética, a Leucotron observa os mais elevados padrões de honestidade e de integridade, evitando toda e qualquer conduta que possa ser classificada como imprópria.
8 – AMBIENTE DE TRABALHO
A Leucotron estabelece em seu
Código de Ética que as relações no ambiente de trabalho devem ser pautadas pela cortesia e pelo respeito. Fomentamos um ambiente de colaboração, de autonomia, de acesso as oportunidades e de desenvolvimento
profissional por meio da adoção de metodologias de feedback, pesquisas de clima e engajamento.
Na Leucotron não é aceito nenhum tipo de assédio (verbal, físico, psicológico ou sexual), considerando aqui o assédio como um comportamento indesejado e repetitivo que tem como objetivo constranger, intimidar, humilhar, ofender, ameaçar ou agredir uma pessoa, seja em relações hierárquicas ou entre colegas.
Todos os colaboradores, seja em que função ou nível hierárquico estiverem, não podem utilizar de comportamentos que configurem assédio como piadas ofensivas, comentários pejorativos, intimidações, toques indesejados, perseguições, chantagens,
entre outros.
É importante destacar que em nosso entendimento o assédio é uma forma de violência e deve ser denunciado e combatido através do canal de integridade, listado ao final deste documento, assim como no site da Leucotron.
Nossos colaboradores devem se sentir à vontade para falar se testemunharem ou experimentarem assédio, e haverá procedimentos de investigação para quaisquer relatos de má conduta, executando providências justas às ocorrências apuradas.
9 – CANAL DE INTEGRIDADE
A Leucotron disponibiliza um canal direto para dúvidas, sugestões, críticas, elogios e possíveis infrações dessa política através do e-mail:
programa_integridade@leucotron.com.br.
Este canal garante às partes interessadas sigilo absoluto, não permitindo qualquer tipo de retaliação, referente as informações recebidas.