Google+
Palavra-chave:
Assistência Técnica   |   Carreira   |   Treinamento On-line   |   Imprensa   |   Mapa do Site   |   

SysAid Help Desk Software
Horário de Atendimento
8h às 11h • 13h às 17h
Leucotron Telecom > Imprensa
Matéria publicada em 07/2009

LEUCOTRON É UMA DAS 25 EMPRESAS MAIS INOVADORAS DO BRASIL

Portal MaxPress

Empresa recebe prêmio da Revista Época Negócios e credita seu ótimo posicionamento em um mercado altamente competitivo às suas práticas inovadoras


A Leucotron Telecom (www.leucotron.com.br), empresa mineira que desenvolve soluções integradas de telecomunicações para corporações e mercado SOHO (Small Office/Home Office), acaba de receber o prêmio do Anuário Inovação Época NEGÓCIOS, por estar entre as 25 empresas nacionais e multinacionais mais inovadoras do país.


O Anuário, em sua primeira edição, é realizado por uma parceria entre a Editora Globo, o Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas e o Great Place to Work (GPTW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O estudo avaliou os seguintes itens: liderança para definir os rumos da inovação; o ambiente da empresa, propício ou não à inovação; as pessoas que conduzem o processo de inovação; os processos de inovação; e os resultados da inovação para a empresa.


Desde o início das atividades da Leucotron a inovação sempre foi prioridade e contribuiu muito para que a empresa chegasse aos 26 anos de existência como uma empresa respeitada em um mercado altamente competitivo. "No início a inovação estava mais focada nos produtos. Nos últimos anos, passamos a privilegiar também a implantação de processos e de uma gestão inovadora a partir de um programa especialmente formatado para estimulá-la", explica Marcos Goulart, sócio-diretor da Leucotron Telecom.


Dentre os fatores que colocaram a empresa nessa lista estão: mudança no ramo de atividade e seu consequente sucesso; presença de um comitê estratégico de inovação e de um comitê gestor de inovação junto aos funcionários; e a tercerização da produção e implantação de um programa de qualidade.


O primeiro tópico diz respeito ao início das atividades da Leucotron, quando a empresa decidiu trocar a produção e venda de equipamentos na área da Saúde pela fabricação de produtos de Telecom. "Em 1988 lançamos um PABX eletrônico, totalmente desenvolvido por nossa equipe técnica. Naquele momento a decisão pela diversificação foi motivada pelas inconstâncias do mercado de equipamentos médicos fortemente dependente dos organismos governamentais da área de saúde, e pela possibilidade de bons resultados no mercado de Telecom", explica Goulart.


Já a participação dos funcionários no processo de inovação iniciou-se em 2007, com a criação dos comitês de inovação. Hoje a área estratégica desempenha o papel de passar as diretrizes para o comitê gestor de inovação e aprova os projetos apresentados. Já os gestores buscam informações, elaboram, desenvolvem e implantam o projeto caso aprovado pelo comitê estratégico.


Um dos projetos implantados por tais comitês foi a planilha de ideias, na qual o colaborador Leucotron pode registrar sua sugestão sobre qualquer área da empresa em um diretório onde todos tem acesso. Os gestores das áreas acompanham o que é enviado e na própria planilha colocam a análise da ideia, a ação a ser tomada e a data prevista para início e fim da implantação, caso o projeto seja aprovado pelo comitê estratégico. "Seguimos um modelo participativo em nosso sistema de Gestão, o que facilita o estilo de comunicação informal e a manutenção de um clima inovador, dando espaço para novas ideias, sugestões, críticas e perguntas", esclarece Goulart.


Em 2007 a Leucotron também criou um programa chamado "Bate-Papo", no qual cinco colaboradores recebem um convite da diretoria para participar de um encontro, de tema aberto, no qual podem questionar, dar sugestões e até mesmo fazer reclamações ou reivindicações. A cada semana um novo grupo participa, para que todos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões.


Outro fator importante no processo de inovação da Leucotron foi a parceria com a Fundação Dom Cabral. "A instituição, em particular o Profº. Luiz Antonio Capanema Pedrosa, nos auxiliaram no desenvolvimento do nosso programa de inovação, possibilitando a qualidade que este projeto tem hoje", salienta Goulart.


O último fator para a empresa estar na lista das empresas mais inovadoras é a terceirização de toda a montagem das placas eletrônicas, fazendo internamente a integração final de seus produtos. "Esse processo permite uma maior flexibilização dos volumes e modelos produzidos, assim como redução nos prazos de entrega", explica o executivo. Além disso, a Leucotron incentiva e apóia a todos na busca pelo amplo conhecimento dos processos e documentos do Sistema de Gestão da Qualidade (Instruções de Trabalho, Fluxogramas etc). "Os colaboradores se sentem mais responsáveis e conseqüentemente mais comprometidos com a qualidade de seu trabalho", complementa Goulart.


"Certamente ainda temos um longo caminho a percorrer, mas podemos afirmar que Inovação faz parte do dia-a-dia da Leucotron. O prêmio é um grande incentivo para continuarmos a investir em nosso programa de inovação, uma vez que nos dá uma indicação muito forte de que estamos no caminho certo", finaliza o executivo.


Para comemorar o prêmio, a Leucotron promoverá no dia 09 de julho, às 19h30, no auditório no Inatel em Santa Rita do Sapucaí (MG), palestra sobre inovação com o Prof.º Luiz Roberto Carnier, Coordenador Acadêmico da FGV - Fundação Getúlio Vargas. O evento, aberto ao público, visa divulgar um tema que atualmente tem uma importância crucial para o futuro dos negócios para seus parceiros e interessados.

VOLTAR

Copyright © 2014 Leucotron Telecom. Todos os direitos reservados.
Uma empresa do Vale da Eletrônica.
Rua Jorge Dionísio Barbosa, 312 • Santa Rita do Sapucaí - MG • CEP: 37540.000 • Telefone: (35) 3471.9500 • Fax: (35) 3471.9550 • SAC: 0800-035-8000